Brincar é tão importante para a criança como trabalhar é para o adulto. É o que a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros; também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo e a ser solidária. A criança não é um adulto que ainda não cresceu. Ela tem características próprias. Para alcançar o pensamento adulto (abstrato), ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, cognitivo, social e emocional. Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família. Posteriormente, esse grupo se amplia com os colegas, as brincadeiras e a escola.
Brincando, a criança desenvolve potencialidades; ela compara, analisa, nomeia, mede, associa, calcula, classifica, compõe, conceitua, cria, deduz etc… Brincar em grupo evita que a criança se desestimule, mesmo quando ainda não sabe brincar junto. Ela aprende a esperar sua vez e a interagir de forma mais organizada, respeitando regras e cumprindo normas. Com os grupos ela aprende que, se não encontrarmos uma forma eficiente de cooperar uns com os outros, seremos todos prejudicados. A vitória depende de todos. Aprende-se a ganhar e a perder.
A atividade lúdica produz entusiasmo. A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos.
A atividade lúdica produz entusiasmo. A criança fica alegre, vence obstáculos, desafia seus limites, desenvolve a coordenação motora e o raciocínio lógico, adquirindo mais confiança em si e aprimorando seus conhecimentos.
Um pouco distante do avanço tecnológico as brincadeiras vividas na infância promovia paz para as crianças, mães e pais. A disputa e a competitividade existiam, mas num grau considerado saudável. E a emoção, é que predominava na historicidade de nossas fases, deixando registros de saudades, recordações que vale a pena lembrar:AMARELINHA, BOLHAS DE SABÃO, CAMA DE GATO, CINCO MARIAS, PERNA DE PAU, BILBOQUÊ, BOLAS DE GUDE e PETECA.
Os alunos do Ensino Fundamental 1, juntamente com as professora Scheila Fernandes ( Ed. Física) e Andressa Rosa (Arte), estão trabalhando o resgate dessas brincadeiras nas aulas e na hora do recreio. A peteca e o vai e vem deram início ao projeto. Cada estudante construiu seu próprio brinquedo.
Poder fabricar o próprio brinquedo é 10! |
Material para o vai e vem: duas garrafas pet vazias e corda de varal.
Material utilizado na construção da PETECA : balão,Jornal ou revista
2º Ano entusiasmado com as petecas |
Ao brincar a criança resaolve conflitos, faz novas descobertas e amplia sua capacidade cognitiva. Vamos organizar situações que possibilitem à criança desenvolver e criar situações de brincar
ResponderExcluir