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sexta-feira, 15 de abril de 2011

VALORES E VIRTUDES

        O projeto será desenvolvido em todas as turmas de abril a dezembro de 2011, porque os profissionais da EMEB acreditam que a escola se tornaria vazia e ineficiente se não  resgatar certos valores  morais  que a sociedade está necessitando com urgência, face as diversas formas de violência que ocorrem todos os dias no planeta Terra.
         Por esse motivo torna-se essencial refletir posicionamentos e ações inserindo no processo educacional, discussões  que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
        Sabe-se que educar é uma das tarefa mais difíceis, pois, temos que ser preparados para a vida vivendo nela. 
         Acreditamos que através de boas reflexões com nosso estudantes podemos ajudar a construir uma sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, onde os cidadãos atuam compromissados com o bem comum. Iniciar o trabalho desde a mais tenra idade, certamente trará, maiores condições para que as ações se transformem. Também acreditamos que crianças conscientes promovam em casa e na comunidade escolar, discussões relevantes ao tema, sendo capazes de interferir nas atitudes dos adultos e por consequência nas suas.

OBJETIVOS DO PROJETO

_   Colaborar na construção social da consciência humana, resgatando valores e  virtudes.
_    Desenvolver aspectos importantes na vida das pessoas para que sejam felizes;
          Concluir que o ser humano só pode ser feliz com base na solidariedade e no respeito;
          Perceber que você tem direito ao respeito e o dever de respeitar.
          Pesquisar sobre deveres do cidadão;
          Pesquisar sobre direitos do cidadão;
-    Mostrar que sem sempre as pessoas conseguem atingir a felicidade quando seguem por caminhos onde valores e  virtudes não estão presentes;
-   Perceber que o amor está presente no mundo de várias maneiras;
-   Descobrir a necessidade de se unir e de se organizar para conseguir um ideal;
-   Perceber que a participação e a colaboração é fundamental para a construção de uma vida regada a valores;
-   Reconhecer que é possível viver com base em valores e  virtudes  nos dias atuais;
-   Conscientizar da necessidade de dar uma resposta positiva através de palavras e atitudes;
-   Ressaltar a importância do diálogo na vida familiar e escolar;
-   Conscientizar sobre a importância dos valores em nossa vida;
-   Resgatar atitudes de solidariedade e companheirismo;
-   Cultivar a responsabilidade e o compromisso para uma boa vivência;
      Valorizar o ser humano na sua totalidade.
   Promover e reconhecer atitudes de amizade.
         Conscientizar a família relacionando que as pequenas agressividades de criança podem se tornar as atitudes violentas de adolescentes e adultos.
          Pesquisar sobre as atitudes violentas entre adolescentes e criaanças.
          Refletir com a família sobre a forma de tratar as crianças: com limite e carinho.
          Criar em todas as pessoas da escola o hábito de dizer: obrigado, com licença, por favor, desculpe.
        Buscar o respeito entre todas as pessoas, independente de idade ou posição hierárquica.
          Fomentar o respeito com a natureza.
          Melhorar a convivência nos diferentes momentos da escola.
          Respeitar as diferenças de cada um.

PROCEDIMENTOS

     . Mandar leituras para que haja reflexão em família;
 . Cartazes expositivos;
 .Promover visitas em instituições, como: asilos, orfanatos e hospitais;
    . Apresentar trabalhos realizados pela criança;
. Textos informativos e reflexivos.
. Pesquisar nos diferentes meios de comunicação e fazer levantamento: o que se destaca mais: boas ou más atitudes?
. Reflexão e registro: Sendo seres humanos e pensantes, por que temos a necessidade de fazer mal às pessoas?
. Conversar sobre como eu devo agir quando ouço ou recebo alguma atitude que não gosto. Devo agir com violência?
. Pesquisa no dicionário: solidariedade/respeito/amor/amizade/compreensão.
. Poemas;
. Dramatização;
. Passeios;
. Roda de conversa;
. Pesquisas;
. Tarefas para resolver em família;
. Contação de histórias;
. Textos bíblicos;
. Cruzadinhas;
. Caça- palavras;
. Questionários;
. Cartas enigmáticas;
. Produção de texto;
. Desenhos;
. Recorte;
. Colagem;
. Músicas;
. Filmes;
. Palestras para família.

          Recursos didático-pedagógicos:  cartolina, pincéis, convites, textos xerocados, bíblia, fantoches, tesoura, cola, palestrante, DVDs, livros didáticos e de literatura, dicionário, jornal, revista, aparelho de som, retroprojetor,...

Bibliografias pesquisadas até o momento

Gasparetto, Luiz Antonio. Se ligue em você. Centro de Estudos Vida e Consciência Editora Ltda. São Paulo, 2001

Parâmetros Curriculares Nacionais:pluralidade cultural: orientação sexual/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. - 3.ed.- Brasília: A Secretaria, 2001



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Atividade sobre atitudes de companheirismo


Atividade de desenho sobre amizade


Um comentário:

  1. Para nós adultos fica a certeza: ou mostramos atitudes de respeito às crianças ou envelheceremos em meio a uma população de pessoas que não descobriram o que isso significa e portanto, não saberão ter tais atitudes

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