O projeto será desenvolvido em todas as turmas de abril a dezembro de 2011, porque os profissionais da EMEB acreditam que a escola se tornaria vazia e ineficiente se não resgatar certos valores morais que a sociedade está necessitando com urgência, face as diversas formas de violência que ocorrem todos os dias no planeta Terra.
Por esse motivo torna-se essencial refletir posicionamentos e ações inserindo no processo educacional, discussões que possibilitem a formação integral de nossos alunos.
Sabe-se que educar é uma das tarefa mais difíceis, pois, temos que ser preparados para a vida vivendo nela.
Acreditamos que através de boas reflexões com nosso estudantes podemos ajudar a construir uma sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, onde os cidadãos atuam compromissados com o bem comum. Iniciar o trabalho desde a mais tenra idade, certamente trará, maiores condições para que as ações se transformem. Também acreditamos que crianças conscientes promovam em casa e na comunidade escolar, discussões relevantes ao tema, sendo capazes de interferir nas atitudes dos adultos e por consequência nas suas.
OBJETIVOS DO PROJETO
_ Colaborar na construção social da consciência humana, resgatando valores e virtudes.
_ Desenvolver aspectos importantes na vida das pessoas para que sejam felizes;
– Concluir que o ser humano só pode ser feliz com base na solidariedade e no respeito;
– Perceber que você tem direito ao respeito e o dever de respeitar.
– Pesquisar sobre deveres do cidadão;
– Pesquisar sobre direitos do cidadão;
- Mostrar que sem sempre as pessoas conseguem atingir a felicidade quando seguem por caminhos onde valores e virtudes não estão presentes;
- Perceber que o amor está presente no mundo de várias maneiras;
- Descobrir a necessidade de se unir e de se organizar para conseguir um ideal;
- Perceber que a participação e a colaboração é fundamental para a construção de uma vida regada a valores;
- Reconhecer que é possível viver com base em valores e virtudes nos dias atuais;
- Conscientizar da necessidade de dar uma resposta positiva através de palavras e atitudes;
- Ressaltar a importância do diálogo na vida familiar e escolar;
- Conscientizar sobre a importância dos valores em nossa vida;
- Resgatar atitudes de solidariedade e companheirismo;
- Cultivar a responsabilidade e o compromisso para uma boa vivência;
– Valorizar o ser humano na sua totalidade.
– Promover e reconhecer atitudes de amizade.
– Conscientizar a família relacionando que as pequenas agressividades de criança podem se tornar as atitudes violentas de adolescentes e adultos.
– Pesquisar sobre as atitudes violentas entre adolescentes e criaanças.
– Refletir com a família sobre a forma de tratar as crianças: com limite e carinho.
– Criar em todas as pessoas da escola o hábito de dizer: obrigado, com licença, por favor, desculpe.
– Buscar o respeito entre todas as pessoas, independente de idade ou posição hierárquica.
– Fomentar o respeito com a natureza.
– Melhorar a convivência nos diferentes momentos da escola.
– Respeitar as diferenças de cada um.
PROCEDIMENTOS
. Mandar leituras para que haja reflexão em família;
. Cartazes expositivos;
.Promover visitas em instituições, como: asilos, orfanatos e hospitais;
. Apresentar trabalhos realizados pela criança;
. Textos informativos e reflexivos.
. Pesquisar nos diferentes meios de comunicação e fazer levantamento: o que se destaca mais: boas ou más atitudes?
. Reflexão e registro: Sendo seres humanos e pensantes, por que temos a necessidade de fazer mal às pessoas?
. Conversar sobre como eu devo agir quando ouço ou recebo alguma atitude que não gosto. Devo agir com violência?
. Pesquisa no dicionário: solidariedade/respeito/amor/amizade/compreensão.
. Poemas;
. Dramatização;
. Passeios;
. Roda de conversa;
. Pesquisas;
. Tarefas para resolver em família;
. Contação de histórias;
. Textos bíblicos;
. Cruzadinhas;
. Caça- palavras;
. Questionários;
. Cartas enigmáticas;
. Produção de texto;
. Desenhos;
. Recorte;
. Colagem;
. Músicas;
. Filmes;
. Palestras para família.
– Recursos didático-pedagógicos: cartolina, pincéis, convites, textos xerocados, bíblia, fantoches, tesoura, cola, palestrante, DVDs, livros didáticos e de literatura, dicionário, jornal, revista, aparelho de som, retroprojetor,...
Bibliografias pesquisadas até o momento
Gasparetto, Luiz Antonio. Se ligue em você. Centro de Estudos Vida e Consciência Editora Ltda. São Paulo, 2001
Parâmetros Curriculares Nacionais:pluralidade cultural: orientação sexual/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. - 3.ed.- Brasília: A Secretaria, 2001
Atividade sobre atitudes de companheirismo | <><><><><><> >>>>>>
Atividade de desenho sobre amizade |
Para nós adultos fica a certeza: ou mostramos atitudes de respeito às crianças ou envelheceremos em meio a uma população de pessoas que não descobriram o que isso significa e portanto, não saberão ter tais atitudes
ResponderExcluir